O calor não é igual em todo o lado...


Está um calor dos diabos e hoje é dia de jogo de Portugal. Por isso lembrei-me e começa hoje uma sequência de textos sobre a viagem a Marrocos que fiz o ano passado. Divirtam-se!


             Marrocos, 11 de Junho 2011
      Dia 1 20h # Marraquexe (Marrakech)



Estava mesmo calor. Mas foi um calor agradável aquele que me recebeu em terras africanas. Foi a primeira vez que sai da Europa. Tomei esta viagem como uma visita ao desconhecido. Levei esta viagem, do princípio ao fim, como um teste aos meus limites de cosmopolita. Estava contente. E ansiosa. Levava uma mochila às costas para fazer desta viagem uma coisa baratinha e facilitar a tarefa de andar de cidade em cidade. Quatro amigos (dois casais) e lá fomos à aventura.

O primeiro grande choque foi no aeroporto, claro. É preciso preencher um papel com informações como: “where you’re from?” ou “what’s your Job?” A sério?! Tudo isto numa fila enorme de mochila às costas. 
Era já de noite quando vi pela primeira vez a praça Jemaa El- Fna. É aqui que se encontra o Souk. O mercado de Marraqueche é dos mais impressionantes. Não entrar naquelas ruas é como ir a Roma e não ver o papa. Não se pode perder… mas na realidade pode. Ou seja, é visita obrigatória mas não é garantido que se encontre a saída ali ao virar da esquina. É como um labirinto. Este mercado estende-se num longo mar de ruas que se confundem umas com as outras. Por ali vagueiam centenas de pessoas que são, constantemente, abordadas pelos vendedores ávidos por fazer um bom negócio. O difícil não é não comprar, o difícil é escapar! 
Nesta praça vende-se de tudo. Lembranças tradicionais, roupas típicas ou a especiarias. Sobrepõem-se as cores. Misturam-se os cheiros. Espalham-se os sons. Jogo de etnias entre residentes desconfiados e turistas curiosos. E enquanto tentamos não ser atropelados pela multidão perguntam-nos (a mim e ao meu grupo) ao passar: “’English’?, ‘Espanholes’”? – “Não, portugueses” – “ Ah… Cristiano Ronaldo… Mourinho… Obrigado”. 


  

Jemaa El- Fna: praça na Medina de Marraqueche
Medina: centro onde está o comércio e a área residencial
Souk: mercado (basicamente é o centro comercial do mundo contemporâneo
Hotel Central Palace - centro de Marraquexe, 10 minutos do aeroporto

Sem comentários:

Enviar um comentário